Luís Simões submete metas à iniciativa Science Based Targets (SBTi)
13 Jun, 2023

En 2022 a Luís Simões percorreu mais de 120 milhões de quilómetros, entregando um total de 8 milhões de toneladas de produtos de consumo alimentar, bebidas, higiene pessoal, saúde entre outros setores

 

Na Luís Simões, construímos o futuro passo a passo

Comprometida desde sempre com a criação de valor na Supply Chain, reforça agora o seu compromisso com a redução de carbono associado à iniciativa Science Based Targets (SBTi), que lhe permite alinhar as suas iniciativas de eficiência energética dos setores do transporte e da logística com a ciência e o Acordo de Paris.

Depois de ter aderido à iniciativa Science-Based Targets (SBTi) em 2021, a Luís Simões esteve no último ano a desenvolver as suas metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa (GEE) da sua atividade na Península Ibérica até 2032, em parceria com a consultora Get2C, empresa que coordenou o Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050 em Portugal.

Cláudia Simões, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões, explica que ”este foi um caminho que nos levou a uma análise profunda para conhecer o nosso real impacto em matéria de carbono na nossa cadeia de valor, com um envolvimento alargado de stakeholders. Este é o ponto de partida para um caminho onde todos teremos a ganhar: as empresas, a sociedade e o planeta.”

As metas de redução de emissões de GEE da Luís Simões foram assim submetidas no mês de maio de 2023 com base na mais atual ciência climática, aguardando aprovação. As suas metas de curto prazo são consistentes com a ambição de limitar o aquecimento global a 1,5°C no caso das emissões de âmbito 1 e 2, e bem abaixo de 2°C nas emissões de âmbito 3.

Catarina Vazão, Partner da Get2C, explica que “a adesão a uma iniciativa como a SBTi é cada vez mais importante, num contexto em que o número de empresas participantes está em crescimento exponencial, e em que a urgência de agir determinará a competitividade do tecido empresarial”.

 

O que é a SBTi?

A SBTi é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o CDP, o United Nations Global Compact, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF), que incentiva ao estabelecimento de metas de redução de emissões com base na ciência, como forma de avançar a transição para uma economia de baixo carbono e garantir o cumprimento do Acordo de Paris. Atualmente mais de 5.000 empresas de todo o mundo estão comprometidas com a SBTi, e cerca de metade já viram as suas metas aprovadas.

 

Sobre a Get2C

A Get2C é uma empresa portuguesa de consultoria, fundada em 2011, e suportada por uma equipa com mais de 22 anos de experiência em sustentabilidade, alterações climáticas e energia. A nível nacional, sublinha-se a liderança do consórcio do Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica e o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade e descarbonização para diferentes empresas de vários setores.

A empresa é reconhecida pela sua experiência em comércio de emissões e mercados de carbono a nível nacional e internacional em vários países, como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Polónia e Vietname.

 

Consulte aqui a
Pegada de Carbono LS 2021