Sustentabilidade e Contas 2021
31 Mai, 2022

A Luís Simões apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade de 2021, que inclui os principais marcos da empresa durante o ano que passou – marcado por desafios à escala global, com impacto direto nas atividades, pessoas e mercados.

Luís Simões no caminho da transformação

Para a Luís Simões, este foi e será o caminho da transformação que levará a empresa até ao futuro, capacitando-a para fazer frente aos desafios e oportunidades do setor. Com este compromisso, a LS conseguiu fazer de 2021 um ano de crescimento, registando um aumento de 7% no seu volume de vendas em comparação com o exercício anterior. Para tal, o Grupo desenvolveu uma estratégia empresarial orientada pela digitalização, tecnologia e sustentabilidade, com um duplo objetivo: aumentar a qualidade do serviço oferecido aos clientes e promover a integração com parceiros de negócio.

“2021 foi um ano de transformação, durante o qual nos conseguimos superar, criando valor para a sociedade e para os nossos clientes e colaboradores. O setor da logística está a atravessar uma época de grandes desafios à escala ibérica e global, e queremos posicionar-nos na vanguarda para continuarmos a oferecer a melhor qualidade nos nossos serviços e processos,” explica José Luís Simões, Presidente da Luís Simões. “A nossa forma de evoluir passa por transformar a nossa atividade e investir na inovação”.

Tecnologia, digitalização e sustentabilidade: três áreas de crescimento

No âmbito tecnológico, destaca-se o Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, que ficou em pleno funcionamento durante este ano. Composto por três grandes armazéns, este eficiente COL dispõe de um armazém totalmente automatizado que aloja as operações logísticas de clientes multinacionais de grande consumo, como a Nestlé ou a Unilever.
Para além disso, registou-se também um investimento na automatização dos processos nos restantes armazéns, com a missão de aumentar a qualidade do serviço e a eficiência energética. Por exemplo, nas instalações de Cabanillas del Campo foram implementados sistemas AGV para a operação e movimentação de paletes, que permitiram reduzir o consumo de energia (graças à utilização de baterias de lítio), aumentar a produtividade e reforçar a segurança das operações.

Outra das grandes apostas da Luís Simões foi a Transformação Digital. A LS implementou várias iniciativas neste âmbito que permitiram aumentar a rastreabilidade das mercadorias, simplificar a gestão de processos e melhorar a comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes.

Durante o último ano, a LS manteve também o seu compromisso de contribuir para um futuro logístico mais responsável do ponto de vista ambiental. Neste contexto, destacam-se dois novos gigaliners, perfazendo um total de 14 unidades em circulação, que reduzem em até 30% as emissões de GEE por tonelada transportada. Para além disso, manteve-se a renovação da frota, através da aquisição de veículos mais eficientes. A frota da Luís Simões caracteriza-se por ser uma das mais jovens do setor, com uma idade média de cerca de 2.5 anos, um valor muito inferior à idade média das frotas de pesados de mercadorias em Portugal (15,1 anos), segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

Por fim, destacar ainda que a empresa partilha o seu desempenho de sustentabilidade com os seus clientes através das plataformas Ecovadis e SEDEX.

 

Consulte aqui o Relatório de Sustentabilidade e Contas 2021