Montepino entrega a obra completa do novo e pioneiro Centro de Operações Logísticas da Luís Simões em Guadalajara
14 Out, 2020

A Montepino, um dos principais promotores e gestores de ativos especializado em logística em Espanha, fez a entrega final da obra do novo HUB logístico da Luís Simões, no polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte, em Guadalajara. Trata-se de um projeto de última geração composto por três edifícios, resultado de mais uma parceira entre estas duas empresas que, em conjunto, já desenvolveram 200.000m² de armazéns logísticos.

Logística tradicional Vs Logística automatizada

O complexo ocupa uma superfície total de 91.575m² numa localização chave e estratégica para o setor, uma vez que está localizado num dos principais centros logísticos da Península. É composto por dois edifícios de utilização logística tradicional que foram entregues em abril de 2019 e um terceiro edifício totalmente preparado para ser automatizado, entregue em julho de 2020. Ali será feito o armazenamento e a gestão de mercadorias de empresas multinacionais de renome.

O edifício recentemente entregue é um espaço único, pioneiro a nível tecnológico, construído para ser 100% automatizado e que dispõe de um silo de armazenamento autoportante. Os parâmetros de qualidade da construção estão adaptados às necessidades do setor, permitindo o carregamento de Gigaliners e incluem, entre outras coisas, um sistema de combate a incêndios de última geração para garantir a segurança da empresa e dos seus colaboradores.

Um complexo pioneiro

Este é, definitivamente, um centro de operações especialmente adaptado às exigências do segmento de produtos de grande consumo, contando ainda com áreas especialmente pensadas e concebidas para que cumpram os requisitos da logística do e-Commerce, bem como para operações de Reworking e Copacking. Os edifícios construídos pelo maior promotor logístico “chave-na-mão” em Espanha contam com o melhor desempenho no setor logístico: ganham em altura para aumentar a sua capacidade de armazenamento, assegurando ao mesmo tempo a sua sustentabilidade. Desta forma, a Montepino reforça a ligação com os seus clientes e o seu compromisso para com o ambiente.

Certificação Leed Silver

O novo centro logístico da LS em Guadalajara recebeu a certificação LEED Silver do US Green BuildingCouncil, que avalia as construções com um consumo de energia sustentável e altos níveis de eficiência e conforto.

Tudo isto faz com que esta seja uma plataforma que permite aos utilizadores fornecerem um serviço mais eficiente e com menor impacto ambiental, na vanguarda da inovação, segurança e sustentabilidade do setor.

Luís Simões: uma das empresas mais eficazes e eficientes do mercado logístico espanhol

O conjunto, desenhado à medida pela Montepino para se adaptar às necessidades da nossa empresa, fará da LS uma das mais eficazes e eficientes do mercado logístico espanhol. De acordo com Juan José Vera, diretor geral da Montepino, “a entrega desta obra serve para consolidar a liderança da empresa no seio do setor logístico”.

O novo HUB, cujo projeto exigiu uma grande capacidade técnica devido ao seu caráter ambicioso, foi possível graças à equipa multidisciplinar da Montepino, composta por diversos profissionais dos campos da arquitetura, engenharia civil e engenharia de instalações. Muito do seu sucesso reside também na relação de confiança entre a Montepino e a Luís Simões, que trabalham em conjunto há mais de cinco anos para alcançar os seus objetivos.