Luís Simões reduz emissões de CO2e em mais de 1.000 toneladas em 2019
04 Jun, 2020

Conseguimos reduzir em 1.313 toneladas as emissões de CO2e em 2019

O feito demonstra o compromisso que temos com a oferta de um modelo logístico e de transporte mais sustentável, que assegure a qualidade do serviço aos nossos clientes, ao mesmo tempo que contribuimos para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Agenda 2030.

Implementámos 14 iniciativas sustentáveis em 2019

Durante o ano passado, incorporamos 14 novas iniciativas pensadas para reduzir a nossa pegada ecológica. Graças a isto, conseguimos uma importante redução do nível de emissões, o que se traduziu também na redução de consumo de combustível e eletricidade.

No que diz respeito à logística, uma das grandes novidades é a aposta pela instalação de sistemas inovadores e de eficiência energética. Entre as medidas implementadas, encontra-se a instalação de painéis de energia solar para o autoconsumo energético, de sistemas de iluminação LED e de mecanismos centralizados de controlo de temperatura para a climatização de algumas infraestruturas.

Destaca-se também, no Centro de Operações Logísticas de Guadalajara, a instalação de uma câmara de refrigeração com menor volume de emissões de gases de efeito de estufa.

Na área do transporte, continuamos o nosso caminho no que diz respeito à sustentabilidade, como a implementação de camiões frigoríficos com gases refrigerantes com menos emissões de gases de efeito de estufa, e sistemas de ecoDriving nos serviços de transporte.

A nossa visão

“O nosso objetivo é convertermo-nos no operador logístico de referência em termos de sustentabilidade, e estamos cada vez mais próximos de o conseguir. Mantendo o nosso foco no cliente, e olhando para a sociedade como um todo, acreditamos num modelo logístico moderno, eficiente e que respeite o meio ambiente”, declarou Claúdia Simões, Coordenadora para a área de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.

O que estamos a fazer?

Como indicadores concretos, prevemos uma diminuição anual na ordem dos 1,3% das emissões na atividade de transporte rodoviário até 2030, suportado pelas tecnologias em utilização. Para isto, estamos a implementar um conjunto de ações que englobam o trabalho conjunto de diferentes áreas de negócio, e dão visibilidade ao alinhamento da nossa empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, particularmente o ODS 13 – Ação Climática.