Luís Simões investe um milhão em Control Tower
03 Mai, 2018

A Luís Simões investiu cerca de um milhão de euros na centralização da gestão de segurança da Control Tower, conseguindo obter uma redução de 30% nas suas incidências de segurança.

Uma aposta na inovação

Desde a implementação, reduzimos em 80% o tempo de resposta às incidências ocorridas nas operações, desde as 36 horas iniciais até às 7 horas máximas atuais. Esta é uma aposta na inovação que nos posiciona como uma referência no setor, uma vez que permite uma importante otimização dos custos ligados à segurança.

Através da Control Tower, operacional 24/7/365, a Luís Simões garante a segurança das instalações, dá apoio à rastreabilidade da mercadoria, gere de forma centralizada as incidências de carga e descarga nos armazéns e fornece apoio a toda a frota que se encontra em trânsito.

Dotada do software mais avançado do mercado, a Control Tower reúne numa única plataforma de gestão – Milestone – todos os sistemas eletrónicos de suporte à segurança da empresa: controlo de acessos biométricos, CCTV de 6 megapixéis, sistemas anti-intrusão, sistemas contra incêndio e controlo de frota por GPS.

Instalações da Luís Simões mais seguras com a Control Tower

Por exemplo, a Control Tower pode monitorizar, em tempo real, se uma porta de uma instalação da Luís Simões está aberta ou fechada. Em caso de incêndio pode identificar, no imediato e de forma exata, qual o ponto de origem com um pop up de vídeo na Control Tower que indica o ponto do referido alarme e que fará o operador ativar os protocolos previstos para cada ocorrência. A plataforma faz interagir todos os sistemas em caso de incêndio e envia alertas para os equipamentos eletrónicos que vão gerar diferentes alarmes.

A Control Tower está localizada no Centro de Operações do Carregado, em Portugal, mais próxima dos nossos principais centros de decisão e onde dispomos de uma equipa especializada no tratamento de imagens.

Todos os equipamentos estão conectados por IP à plataforma central e a própria plataforma centraliza a gestão de todos eles com um software integrador, o que facilita o trabalho dos operadores da Control Tower.

Atualmente, a Luís Simões conta com um sistema de mais de 500 câmaras em toda a Península Ibérica, na sua maioria hemisféricas, com capacidade para gravar imagens de 6 megapixéis, o que permite monitorizar em tempo real as operações, garantindo a rastreabilidade da mercadoria em caso de incidência. Esta rastreabilidade permite ainda garantir a segurança dos condutores ao disparar um alerta sempre que, por exemplo, aconteça uma paragem não prevista numa viagem.

“Mais segurança e verdadeiro valor acrescentado aos clientes”

Para Gustavo Sánchez, diretor ibérico de segurança da Luís Simões, “a centralização ajudou-nos a uniformizar processos a nível ibérico, gerando sinergias significativas e dando mais segurança e verdadeiro valor acrescentado aos clientes”.

Imprensa:
Revista Cargo
Transportes & Negócios