Luís Simões conquista Medalha de Ouro EcoVadis
17 Nov, 2021

A Luís Simões recebeu uma vez mais a Medalha de Ouro da EcoVadis, empresa especializada em ratings de sustentabilidade empresarial na cadeia de abastecimento.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a LS obtém esta qualificação graças ao seu trabalho para a consecução dos objetivos de sustentabilidade, de forma a afiançar o seu posicionamento enquanto empresa responsável. Para esta avaliação, a plataforma EcoVadis analisou as políticas da Luís Simões relativamente a diferentes áreas, como a Proteção do Meio Ambiente e a Ética, entre outras.

No geral, a LS alcançou uma pontuação de 72/100, superior à média do setor em cada um dos aspetos analisados.  Do total obtido, destaca-se em primeiro lugar a área dos Direitos Humanos e Laborais, com um total de 80 /100, bem como a pontuação em Sustentabilidade.

O resultado obtido é fruto do impulso conjunto das diferentes áreas que compõem a Luís Simões, no sentido de criar um modelo de transporte que contribua para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Estratégia de sustentabilidade

Durante os últimos anos, a LS tem levado a cabo diferentes projetos para conseguir um modelo de transporte e logística mais sustentável e, para poder alcançar este objetivo, definiu nove princípios na sua Estratégia de Sustentabilidade. Desde 2017 têm sido implementados vários projetos, como o de inventário e contabilização de gases de efeito de estufa (GEE) em todas as empresas do Grupo. Para além disso, a Luís Simões já conta com 13 gigaliners em circulação nas estradas de Portugal e Espanha, tendo sido a primeira empresa a introduzir este tipo de veículos na Península Ibérica de forma consistente.

No que toca à sustentabilidade, uma das últimas apostas da empresa foi a recente abertura do seu Centro de Operações Logísticas (COL) Puerta Centro – Ciudad del Transporte em Guadalajara, Espanha. Este complexo, assim como o COL de Cabanillas del Campo, obtiveram a certificação LEED por parte do USA Green Building Council. Entre os parâmetros que possibilitaram a consecução deste reconhecimento, encontra-se a promoção da mobilidade sustentável.

“Este ano, mais do que mantermos os resultados obtidos na edição passada, conseguimos bater um novo recorde, superando os objetivos definidos. Este reconhecimento reafirma a nossa aposta num modelo de transporte e logística sustentável, e reforça o nosso empenho para o conseguir,” assinala Cláudia Simões, Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.

O relatório realizado pela EcoVadis dá conta de um trabalho comum desempenhado pela equipa da Luís Simões. Os resultados obtidos são partilhados com as 55 empresas registadas na plataforma, cujo objetivo é o de qualificar o desempenho de Sustentabilidade na cadeia de abastecimento mundial.

Mais de 75.000 empresas recorrem à EcoVadis para monitorizar o seu impacto ambiental e impulsionar a transparência e a confiança entre os sócios comerciais.

Sobre a Luís Simões

Sabia que:

– A Luís Simões é um operador logístico de referência, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos?

– Gere uma frota de 1.621 viaturas (próprias e subcontratadas), e conta com mais de 2.400 colaboradores?

– Presta serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 25 armazéns que superam os 400.000m² de capacidade instalada em 10 regiões diferentes da Península Ibérica?

– A LS iniciou atividade em Loures, em 1948, e está no mercado espanhol há mais de 30 anos?

– Em 2021, ficou classificada na 52ª posição do ranking MERCO, que avalia a reputação corporativa das empresas portuguesas?

Juntos vamos mais longe… até onde for o futuro!