Luís Simões integra o projeto de mobilidade urbana SOL Mobility
13 Out, 2023

A Câmara Municipal de Lisboa, integrada na plataforma Smart Open Lisboa (SOL), lançou o SOL Mobility, um programa de inovação colaborativa em parceria com a consultora Beta-i, dedicado à promoção da mobilidade urbana sustentável. Iniciativa em que a Luís Simões é parceira.

O objetivo é criar soluções inovadoras para acelerar a transição energética na cidade, alinhado com a meta de tornar Lisboa neutra em carbono até 2030. A mobilidade urbana representa um dos principais desafios, sendo responsável por 43% das emissões de CO2 na capital, conforme indicado no Plano de Ação Climática Lisboa 2030.

O projeto concentra-se em diversos setores económicos, como operadores de transportes coletivos, operadores logísticos, retalho, transportes privados, tecnologia, desporto e lazer, visando melhorar a mobilidade e a qualidade de vida na cidade

O programa envolve a colaboração entre empresas portuguesas e startups de todo o mundo, permitindo candidaturas para desenvolver projetos pilotos e receber apoio na validação das soluções propostas. Alguns dos parceiros já confirmados incluem Adene, Brisa, Carris, grupo Super Bock, EDP e Galp.