Luís Simões recebe Medalha de Ouro EcoVadis
14 Mar, 2019

A Luís Simões recebeu a Medalha de Ouro EcoVadis (2018), uma plataforma de avaliação de desempenho sustentável para a cadeia de abastecimento global, no setor dos transportes em Espanha. Fomos distinguidos com uma classificação elevada, no sistema que avalia o bom desempenho das empresas em termos de responsabilidade social corporativa, que une compradores e fornecedores para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis.

Para além de termos alcançado a categoria mais alta outorgada pela EcoVadis, a Luís Simões apresentou um desempenho acima da média, comparativamente com outras empresas registadas do mesmo setor. A Luís Simões obteve um resultado superior em todas as áreas de que são exemplo o meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis.

O bom resultado obtido em 2018 é uma consequência do trabalho e do empenho da equipa multidisciplinar que compõe a nossa empresa. O objetivo definido para 2019 consiste em manter esse bom desempenho.

O que é o EcoVadis?

O scorecard de resultados da EcoVadis facilita a compreensão, o seguimento e a melhoria do desempenho ambiental, social e ético em todo o mundo. Mais de 45.000 empresas utilizam esta plataforma para reduzir riscos, promover inovação, transparência e confiança entre os seus parceiros de negócios.

A metodologia utilizada pela EcoVadis está construída sob os mais exigentes padrões internacionais de RSC (Responsabilidade Social Corporativa), como a Global Reporting Initiative, o Pacto Mundial das Nações Unidas ou a norma ISO 26000, abrangendo, atualmente, até 190 sectores empresariais e 150 países.

Compromisso com a Sustentabilidade

Esta distinção é um importante reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver há anos na área da sustentabilidade, um eixo transversal a todos os negócios da LS. A Luís Simões aposta no desenvolvimento de uma estratégia sustentável extensível a toda a organização, trabalhando em questões como a mudança climática e assumindo um compromisso inequívoco para encontrar soluções eficazes para reduzir os efeitos diretos das suas operações no meio ambiente.

Nesta linha, na última década, reduzimos a emissão de gases com efeito estufa da frota de veículos em mais de 16%. Números que resultam, entre outros aspetos, da implementação, em 2018, de 17 iniciativas destinadas a reforçar o nosso compromisso com o meio ambiente, através do qual estimamos uma redução de 370,3 toneladas de CO2e.

Concretamente na área de transportes, destacamos o compromisso por uma frota cada vez mais sustentável e eficiente. Para atingir este objetivo, a Luís Simões incorporou 10 Gigaliners, atualmente em circulação em Portugal e Espanha, e conta com uma frota composta em 97% por veículos com motores Euro V e Euro VI, com menor impacto ambiental.

Imprensa:
Hipersuper
Transportes em Revista
Revista Cargo