VI Fórum Transfronteiriço do Corredor Sudoeste Ibérico
25 Mar, 2023

#YoTambiénCorredorSudoesteIbérico

Realizou-se este ano o VI Fórum Transfronteiriço do Corredor Sudoeste Ibérico, no auditório do Edifício Badajoz Siglo XXI. Um evento que reuniu mais de 400 participantes, entre empresários e políticos de Portugal e Espanha. O objetivo central foi o fortalecimento das infraestruturas na região, eliminando barreiras e criando redes interligadas.

A organização foi liderada pelo coordenador da plataforma Rede Sudoeste Ibérico, Sr António Garcia Salas, e o seu trabalho foi amplamente reconhecido. Durante o evento, homenageou o Sr. Rui Nabeiro, destacando seu legado na superação de desafios e na busca de oportunidades.

Os participantes expressaram o seu compromisso em impulsionar o projeto, que visa desenvolver uma rede de grandes vias para melhorar a mobilidade e acessibilidade em toda a região. Esse plano inclui a criação de redes ferroviárias, rodoviárias, aéreas, energéticas, de água, digitais, ambientais e de conhecimento.

Este esforço visa transformar a região entre Lisboa e Madrid em um espaço pluricentral, conectado por uma rede urbana que serviria mais de 20 milhões de habitantes. Autoridades políticas de Portugal e Espanha também estiveram presentes, demonstrando o seu apoio ao projeto.

Os próximos passos incluem a ligação mais próxima entre Espanha e Portugal, o desenvolvimento de infraestruturas na macro-região do Sudoeste Ibérico, a eletrificação da linha Lisboa-Madrid até 2026 e a tão aguardada linha de alta velocidade até 2030. A transparência e credibilidade nos prazos e investimentos também são prioridades.

Um destaque surpreendente foi a situação da ligação de comboio Lisboa-Madrid, que atualmente leva mais de 9 horas e envolve três transbordos. Com o projeto de alta velocidade em andamento, espera-se que esse trajeto seja reduzido significativamente até 2030. Junte-se a nós neste projeto de transformação e conectividade!

Mais informações clique aqui