Luís Simões adere à plataforma sustentável Lean&Green
16 Abr, 2024

A Luís Simões compromete-se a reduzir as suas emissões de CO2 em mais de 20% antes de 2030

Serão feitos esforços para aumentar o autoconsumo elétrico, a otimização de rotas e a utilização de opções de transporte mais sustentáveis.

_____

A Luís Simões anuncia a sua adesão à Lean&Green, uma plataforma de colaboração europeia criada para reduzir as emissões associadas à cadeia de abastecimento e atingir emissões neutras em carbono em 2050, em linha com os objetivos definidos no Cimeira do Clima em Paris (COP 21).

 

A Luís Simões é apoiada por parceiros locais Lean&Green nos dois mercados em que opera.

A adesão ocorre através da AECOC em Espanha e da GS1 em Portugal.

Com esta adesão, a Luís Simões compromete-se a reduzir as suas emissões de CO2 em mais de 20% num prazo de 5 anos. Este é mais um passo na nossa estratégia de sustentabilidade, que visa promover um modelo logístico mais respeitador da nossa sociedade e do seu futuro. Como resultado, a LS pretende limitar o impacto ambiental das operações de transporte e logística dos seus clientes.

As medidas implementadas incluem iniciativas de eficiência energética, produção de energias renováveis para autoconsumo, otimização de rotas de transporte e utilização de biocombustíveis e veículos mais sustentáveis.

“Na Luís Simões estamos empenhados na implementação de novas iniciativas que nos ajudem na descarbonização progressiva das nossas operações e no cumprimento dos nossos compromissos de sustentabilidade, com o objetivo final de oferecer soluções de maior valor aos nossos clientes”, explica Pedro Ventura, Diretor de Processos e Compliance da Luís Simões. “Com a nossa adesão à Lean&Green pretendemos acelerar esta transformação, graças ao acesso a conhecimentos e às boas práticas nesta área.”

As medidas implementadas serão supervisionadas por auditores externos, o que, além de agregar transparência e rastreabilidade ao processo, permitirá corrigir desvios e fazer ajustes se necessário.

Fazer parte do Lean&Green permite que as empresas associadas compartilhem experiências sustentáveis, unam forças e encontrem sinergias.

Por seu lado, João Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal, acrescenta “esta adesão demonstra o papel central que a sustentabilidade assume cada vez mais na estratégia e nos objetivos das organizações. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar a Luís Simões na promoção da eficiência e na redução das emissões de dióxido de carbono.”

Criada em 2018 nos Países Baixos, a Lean&Green está atualmente presente em 14 países e a sua rede é composta por mais de 600 empresas, sendo a comunidade europeia líder em sustentabilidade logística.

Luís Simões: 75 anos a semear o Futuro!