Luís Simões: a logística de produtos ecológicos
16 Jun, 2021

Garantir uma produção sustentável, de qualidade e respeitadora do meio ambiente deveria ser, nos dias de hoje, um dos principais objetivos de todo o tipo de empresas, especialmente das agrícolas. A agricultura ecológica é, segundo a Greenpeace, aquela que “assegura uma agricultura salutar e uma alimentação saudável para o presente e o futuro, uma vez que protege o solo, a água e o clima, promovendo a biodiversidade sem poluir o meio ambiente com produtos agroquímicos nem o cultivo de alimentos transgénicos”.

Graças ao nosso empenho nesta área, obtivemos a certificação de Armazém de Produtos Ecológicos no nosso Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, localizado no polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte. Este selo reconhece as empresas que cumprem as normas de sustentabilidade, e garante que os produtos com os quais trabalham têm origem em agricultura ecológica.

A certificação, com validade europeia, assegura que todos os pontos da cadeia de abastecimento, desde a produção até à chegada ao consumidor final, cumprem os critérios de produção ecológica.

O nosso Centro de Guadalajara converte-se, assim, num armazém de receção de qualquer importação de produtos ecológicos de fora da União Europeia.

Isto quer dizer que este COL foi autorizado pela Comissão Europeia e registado no sistema TRACES (Trade Control and Expert System) como prova do cumprimento destes requisitos nas suas operações. Na Luís Simões seremos, anualmente, submetidos a uma auditoria independente que permitirá renovar esta certificação.

“Ter o privilégio de poder receber importações de produtos ecológicos para a União Europeia dá-nos uma vantagem competitiva na área da logística, e é mais um passo na nossa missão de alcançar um futuro logístico mais sustentável,” comenta Pedro Ventura, Diretor de Processos e Compliance da Luís Simões. “Este certificado implica a responsabilidade e o compromisso de que cumpramos a legislação nesta matéria, assim como junto dos nossos consumidores e clientes.”

Operações de confiança

O novo selo obtido confirma as nossas boas práticas no armazenamento de produtos ecológicos, através de operações que garantem a proteção do meio ambiente. Para além disso, certifica que no armazenamento dos produtos foi garantida a preservação da biodiversidade, a não utilização de produtos químicos sintéticos nem Organismos Geneticamente Modificados, e ainda o respeito pelos ciclos naturais e o bem-estar animal.

Esta certificação soma-se a outros reconhecimentos que conseguimos alcançar graças ao nosso constante compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Recentemente, obtivemos a certificação IFS Logistic, também no COL de Guadalajara, pelo bom desempenho na distribuição de produtos alimentares durante a pandemia. De igual forma, a LS foi incluída no Top 10 do Prémio de Sustentabilidade da Nestlé, e em 2019 obtivemos também a certificação de Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos (GDP) para o nosso Centro de Operações Logísticas de Cabanillas del Campo (Guadalajara).

Para além disso, os centros de Cabanillas del Campo e do polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte contam com a certificação LEED, concedida pelo Green Building Council dos EUA, por serem edificios eficientes em termos de energia e utilização de recursos.

“Todas as empresas têm uma grande responsabilidade para com a sociedade, começando pelo respeito e a preservação do meio ambiente. Somos uma empresa empenhada neste sentido, e há muito tempo que trabalhamos para garantir o correto abastecimento de produtos ecológicos e para cumprir os mais elevados padrões de sustentabilidade,” conclui Pedro Ventura.

Sabia que…

» Somos um operador logístico de referência, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos?
» Gerimos uma frota de 1.621 viaturas (próprias e subcontratadas), e contamos com mais de 2.300 colaboradores?
» Prestamos serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 25 armazéns que superam os 400.000m² de capacidade instalada em 10 regiões diferentes da Península Ibérica?
» Iniciámos atividade em Loures, em 1948, e estamos no mercado espanhol há mais de 30 anos?
Saiba mais sobre nós, aqui