‘Escolas LS’: o projeto da Luís Simões para melhorar o serviço ao cliente através do talento interno
16 Jul, 2020

Na Luís Simões desenvolvemos um completo programa de formação interna, orientado para promover o talento das equipas e fortalecer o serviço ao cliente.

O projeto, denominado ‘Escolas LS’, permite aos nossos colaboradores atualizar os seus conhecimentos em diferentes áreas fundamentais, com o objetivo de potenciar a rentabilidade e a eficiência das mais variadas operações.

As escolas operacionais destinam-se às equipas de Assistência a Clientes das áreas de Transporte e Logística, bem como aos Assistentes de Meios, responsáveis por garantir a otimização dos meios ao custo mais baixo, assegurando os níveis de serviço e o cumprimento das regulamentações legais através de diferentes aspetos, como a gestão dos motoristas ou o planeamento de veículos e cargas. Para além disso, os novos colaboradores que se integram na nossa empresa também desfrutam destas formações como parte do seu processo de acolhimento e adaptação à organização.

De forma geral, as ‘Escolas LS’ cumprem três objetivos principais:

• Garantir que os Assistentes dispõem das competências e conhecimento necessários para desempenhar a sua função da melhor forma possível;

• Padronizar e homogeneizar os processos e procedimentos de trabalho e favorecer o manuseio eficaz das aplicações de negócio;

• Criar, partilhar e fomentar boas práticas, focadas na melhoria contínua da função de cada perfil.

Como está organizado?

De acordo com a área de especialização, os profissionais recebem formações específicas criadas para melhorar os resultados e a qualidade do serviço ao cliente. Como exemplo, os Assistentes de Meios atualizam os seus conhecimentos em processos de planificação e tomada de decisões, modelos de “Transportation Management System” (TMS) e KPIs de resultados, entre outros. Por sua vez, as equipas de Assistência ao Cliente aprofundam os seus conhecimentos sobre os distintos processos de Transporte e Logística da nossa empresa, bem como sobre técnicas e metodologias para otimizar o suporte oferecido.

O programa combina sessões de formação de caráter prático com períodos de formação “on the job”, facilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos no trabalho diário. Os cursos adaptam-se às características dos participantes e são repartidos em sessões de curta duração, conduzidas por colaboradores de distintas áreas corporativas e de negócio. Devido à situação da COVID-19, as aulas presenciais foram substituídas por formações online e videoconferências, de forma a garantir a continuidade do programa.

Juntamente com as restantes ações de formação interna da Luís Simões, as ‘Escolas LS’ impulsionam o talento interno e as capacidades dos colaboradores, como base para oferecer serviços logísticos competitivos e capazes de dar resposta aos desafios de um mercado em constante mudança.

As nossas pessoas

“As pessoas são o ativo mais valioso da Luís Simões. Graças a elas podemos desenvolver, todos os dias, soluções logísticas que criam valor para os nossos clientes e nos ajudam a crescer. Investir na equipa é investir em nós mesmos enquanto empresa, e isso é algo que já faz parte da filosofia LS há décadas”, explica Javier Montero, Diretor Corporativo de Recursos Humanos.