Luís Simões e a sua aposta no setor Pharma
02 Dez, 2020

A Luís Simões recebeu a certificação de Boas Práticas na Distribuição de Medicamentos (GDP) no seu Centro de Operações Logísticas de Cabanillas del Campo (Guadalajara, Espanha).

Trata-se de um sistema de qualidade para armazéns e empresas de distribuição da indústria farmacêutica, ou outras organizações que colaboram com a mesma, e atesta que o armazém cumpre os requisitos de qualidade e segurança necessários para o armazenamento, gestão e distribuição de produtos farmacêuticos e medicamentos.

A certificação avalia o desempenho de boas práticas de distribuição, que asseguram a qualidade dos medicamentos durante toda a cadeia de distribuição, desde o fabricante até ao local de distribuição. O nosso centro em Cabanillas del Campo recebeu em julho a visita de inspeção das autoridades sanitárias.

Este é mais um passo na estratégia da LS para se estabelecer como o operador logístico de referência na Península Ibérica para a indústria farmacêutica.

A partir deste centro fazemos a gestão do abastecimento a armazéns grossistas, farmácias e farmácias hospitalares, bem como a outras entidades de distribuição legalmente estabelecidas. Para além de medicamentos, somos também responsáveis pela logística e transporte de outros dispositivos médicos, cosméticos e de cuidados pessoais, que são distribuídos para mais de 110 destinos em Portugal, Espanha e Andorra.

Setor Pharma em Portugal

Já em Portugal, a nossa atividade neste setor concentra-se essencialmente na região Norte e prende-se com a distribuição por grosso de dispositivos médicos de Classe I, Classe I estéril, Classe I com função de medição, Classe IIa, Classe IIb e Classe III. As operações, certificadas pelo Infarmed, prendem-se maioritariamente com a armazenagem deste tipo de dispositivos, em condições adequadas, e respeitando os mais elevados padrões de qualidade e segurança.

Nos próximos anos, prevemos continuar a aumentar a nossa presença no setor Pharma, desenvolvendo as nossas linhas de negócio e adaptando e modernizando as instalações para nos convertermos num operador de referência na distribuição e logística deste segmento, cumprindo sempre os elevados padrões de qualidade e segurança exigidos por este tipo de mercadoria.

“Na Luís Simões pretendemos continuar a diversificar o nosso negócio e a enfrentar novos desafios empresariais, pelo que o crescimento dentro do setor Pharma está nos nossos objetivos. A situação que vivemos atualmente devido à COVID-19 veio reforçar este propósito, uma vez que se tornou evidente a importância de garantir uma distribuição e gestão ótimas dos dispositivos médicos e de medicamentos”, comenta Luís Freitas, Diretor Geral de Logística.