Luís Simões conquista Medalha de Ouro EcoVadis pelo segundo ano consecutivo
08 Set, 2020

Ouro pelo segundo ano consecutivo, com classificação superior à média do setor

A Luís Simões recebeu pelo segundo ano consecutivo a Medalha de Ouro da EcoVadis, plataforma de classificação do desempenho de sustentabilidade na cadeia de fornecimento global, pela sua gestão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na área dos transportes durante o ano de 2019.

O reconhecimento é fruto do esforço conjunto das nossas diferentes áreas para construir um modelo de distribuição que contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas.

Para a avaliação, a plataforma EcoVadis analisou as nossas políticas de Sustentabilidade, Ética, Práticas Laborais e Direitos Humanos e Compras Sustentáveis. No conjunto, alcançámos uma pontuação de 69/100, e uma classificação superior à média do setor em cada um dos aspetos analisados.

Compromisso de melhoria contínua

“Acreditamos num modelo de Transporte e Logística que seja sustentável e respeite o meio ambiente e as pessoas. Na Luís Simões temos um compromisso de melhoria contínua para nos posicionarmos como um operador logístico responsável, apoiando-nos para isso em três pilares fundamentais: o progresso social, económico e ambiental”, explica Cláudia Simões, Coordenadora da área de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.

É precisamente neste último aspeto que conseguimos grandes progressos. Durante o último ano, conseguimos reduzir as nossas emissões de CO2e em 1.313 toneladas, graças ao esforço coordenado das áreas de Transporte e Logística. No que diz respeito ao Transporte, apostámos na utilização de camiões frigoríficos com menores níveis de emissões de gases de efeito de estufa e na incorporação de sistemas ecoDriving, que permitem reduzir o consumo de gasóleo. Destacamos ainda o investimento na renovação da nossa frota com sistemas de segurança que promovem uma condução mais eficiente, melhorando a segurança rodoviária e a eficiência energética.

Para além disso, fomos também pioneiros na introdução de gigaliners na Península Ibérica, e contámos atualmente com 10 unidades em circulação. Estes veículos aumentam a capacidade de carga útil por viagem em 33%, encurtando a distância percorrida e conseguindo, assim, maior eficiência e um menor consumo de combustível.

Estas e outras ações permitiram-nos obter uma vez mais a Medalha de Ouro da EcoVadis, consolidando-nos como uma empresa responsável.

A plataforma utiliza um sistema de avaliação baseado em exigentes padrões internacionais de RSC, como a Global Reporting Initiative, o Pacto Mundial das Nações Unidas ou o padrão ISO 26000. Atualmente, reporta os resultados de mais de 45.000 empresas em 150 países, com a missão de reduzir riscos, promover a inovação e aumentar a transparência e a confiança nas alianças empresariais..

Relatório de Sustentabilidade LS

Conheça aqui mais detalhes sobre a Estratégia de Sustentabilidade da Luís Simões.