Inovação e Sustentabilidade, a grande aposta da Luís Simões em 2019
16 Jun, 2020

O Relatório de Sustentabilidade LS 2019

Esta semana apresentamos os resultados do Relatório de Sustentabilidade de 2019, no qual são revelados os nossos maiores feitos durante este ano, bem como o nosso compromisso para com o desenvolvimento de um modelo logístico moderno e capaz de fazer frente aos desafios e oportunidades do setor.

Tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas como base, implementámos uma estratégia de negócio que permitiu reforçar o nosso posicionamento no mercado ibérico. Durante 2019 continuámos a tendência de consolidação que temos vindo a registar nos últimos anos, impulsionada em grande medida pelo nosso crescimento em Espanha, que já representa quase 50% da nossa atividade.

O Centro de Operações Logísticas de Guadalajara

Uma das nossas apostas em 2019 foi o Centro de Operações Logísticas de Guadalajara, no Polígono Puerta Centro – Cidade do Transporte, inaugurado em fevereiro, que incorpora as últimas novidades em sustentabilidade e inovação, com o objetivo de dar resposta às necessidades de distribuição de empresas de todo o tipo.
As instalações têm uma dimensão de 89.000m2, repartidos em três naves; contam com capacidade para 178.000 paletes e um movimento diário de 112 camiões de entrada e 174 camiões de saída. Adicionalmente, dispõem de 5.350m2 dedicados a operações de copacking ou commerce e câmaras de temperatura controlada, para poder dar suporte a diferentes perfis de produtos e clientes.

“O nosso centro de Guadalajara foi criado para dar uma resposta eficaz às necessidades atuais da logística de grande consumo, como o auge do comércio eletrónico”, comenta Rui Simões, Administrador para as áreas de Logística e Inovação. “Através destas instalações somos capazes de oferecer soluções de ponta a partir de um ponto geográfico chave para a rede logística e industrial da Península Ibérica”, acrescenta.

O armazém está equipado com sistemas de armazenamento e expedição automáticos, que permitem melhorar as margens de produtividade nas cadeias de abastecimento. Concebido com os critérios de sustentabilidade que permitem a certificação LEED do USA Green Building Council, é um edifício eficiente em termos energéticos e de utilização recursos.

A Sustentabilidade na estratégia de negócio

A sustentabilidade é um dos valores principais que guiam a nossa estratégia de negócio. Durante o ano de 2019, implementámos diferentes iniciativas no sentido de contribuir para um modelo de logística e transporte mais sustentável e amigo do ambiente. Entre outros aspetos, os vários projetos permitiram reduzir as emissões de CO2e, economizar custos, diminuir o consumo de combustível dos veículos e alcançar uma maior eficiência energética nos armazéns.

Em paralelo, a inovação a nível tecnológico e de design de processos foi outro dos pilares que marcou o ano de 2019 da nossa empresa. Durante o ano passado apostámos em diferentes desenvolvimentos para fomentar cadeias logísticas ágeis e flexíveis, que garantiram a máxima rentabilidade das operações dos nossos clientes.

Entre as medidas levadas a cabo, destacam-se a incorporação dos sistemas automatizados nos armazéns, a implementação do sistema SoftExpert para a automatização de processos administrativos e de gestão e ainda a renovação da frota frigorífica com a aquisição de veículos modernos, com gases refrigerantes mais amigos do ambiente.

O ano de 2019 foi de crescimento para a Luís Simões

“O ano de 2019 foi de crescimento para a Luís Simões. Em parceria com os nossos clientes, conseguimos otimizar as nossas operações e criar soluções que acrescentam valor à cadeia de abastecimento e que fazem da logística uma vantagem competitiva para o desenvolvimento dos negócios”, acrescenta Rui Simões. “Tudo isto só foi possível graças ao esforço diário de todos os colaboradores da Luís Simões, que voltaram a demonstrar, uma vez mais, ser o coração e o motor da nossa empresa”, acrescenta.

Consulte aqui o nosso Relatório de Sustentabilidade LS 2019.