Luís Simões recebe reconhecimento da Michelin
27 Out, 2025

A Luís Simões recebeu a Declaração de Gestão Sustentável da Michelin, uma distinção que certifica a gestão eficiente de pneus e a consequente redução de emissões e recursos utilizados.

A iniciativa insere-se na missão estratégica da Luís Simões de oferecer serviços de transporte e logística descarbonizados e eficientes.

Unidas por um objetivo comum

Há mais de uma década que a Luís Simões confia nos pneus recauchutados e reesculturados da Michelin – e particularmente no modelo Michelin REMIX, uma solução concebida para satisfazer as exigências atuais do setor dos transportes e minimizar a sua pegada ecológica. Este modelo é utilizado por toda a frota do negócio de Transportes da Luís Simões, tanto em Espanha como em Portugal, bem como pelos veículos em regime de aluguer da RETA.

Graças a esta colaboração, em 2024 a Luís Simões conseguiu evitar a emissão de 193.9 toneladas de CO₂e e a utilização de 32.8 toneladas de matérias-primas. Estes resultados traduzem-se numa maior eficiência operacional, numa frota mais segura e com menor impacto no ambiente e uma menor resistência ao rolamento, o que tem um impacto direto na redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões poluentes.

Estamos orgulhosos por fazer parte de um projeto que procura estabelecer um novo padrão no setor dos transportes. Contar com parceiros que se mantêm na vanguarda da inovação, otimizando as operações e minimizando o impacto ambiental, é fundamental para concretizar a nossa visão estratégica e alcançar os objetivos do Grupo, afirma Fernanda Simões, Administradora da área de Transportes da Luís Simões.


Tecnologia ao serviço da eficiência e segurança

Adicionalmente, as instalações do Grupo incorporaram a tecnologia QuickScan, uma solução de manutenção preditiva desenvolvida pela Michelin que permite um acompanhamento profissional e preciso do estado da frota. Através de bandas magnéticas instaladas no pavimento das instalações da RETA, esta tecnologia consegue medir automaticamente a profundidade da borracha restante no pneu, de cada vez que um veículo circula por cima delas.

Graças a esta leitura rápida, o sistema deteta possíveis desgastes ou anomalias e emite alertas em tempo real, facilitando intervenções preventivas. Desta forma, a gestão da manutenção é otimizada, a eficiência operacional é melhorada, e a frota mantém-se mais segura e sustentável

Metodologia para medir a redução das emissões

Para calcular a redução de emissões de CO₂e, a Michelin considerou todo o ciclo de vida dos produtos, levando a cabo ações de reesculturação e recauchutagem de pneus, de acordo com as especificações técnicas. Estas ações reduzem consideravelmente o consumo de matérias-primas dos pneus e o consumo de combustível dos veículos e, consequentemente, a sua pegada de carbono.

Esta distinção aproxima a Luís Simões da sua visão estratégica baseada na promoção de projetos que favoreçam a descarbonização, a sustentabilidade e a circularidade, e também representa mais um passo na colaboração sólida que ambas as empresas mantêm para enfrentar os desafios do setor.