Luís Simões revela as chaves para enfrentar o futuro da logística
27 Mai, 2020

A Luís Simões participou hoje num evento virtual organizado pelo Kaizen Lab, organização sem fins lucrativos que procura promover a cooperação empresarial. No encontro, que serviu para refletir sobre o novo paradigma logístico e sobre como as empresas podem otimizar as suas operações de distribuição e de transporte, destacou os aspetos fundamentais para se obterem cadeias de abastecimento eficientes.

Na conferência discutiram-se os atuais desafios logísticos e as tendências que guiarão a evolução do setor após a pandemia. A falta de espaço de armazenamento, a existência de operações com baixas taxas de produtividade, erros nos processos de picking e entrega, os altos níveis de investimento exigidos ou a gestão ineficiente de mercadorias e a carga de trabalho podem diminuir a rentabilidade de processos de armazenamento e transporte e dificultar o desenvolvimento das empresas.

Raúl Tijero, Diretor Regional de Logística da Luís Simões, partilhou a sua visão como especialista, explicando como é que a LS aborda estas questões. Com mais de 20 anos de experiência no setor, Raúl Tijero é responsável pelos Centros de Operações Logísticas da Luís Simões da zona centro de Espanha. As instalações da LS somam nesta região um total de mais de 200.000m2 e fazem a gestão e a distribuição de mais de 320.000 paletes, a partir de um ponto geográfico decisivo para a logística da Península Ibérica.

O responsável explicou quais são as oportunidades atuais do setor e como é que as empresas podem tirar proveito das mesmas. O investimento tecnológico, por exemplo, em sistemas preditivos ou em armazéns automatizados, é essencial para melhorar a rentabilidade das operações. Outros aspetos, como a concentração da atividade dos operadores em grandes plataformas e a uniformização de processos, cumprem o mesmo objetivo e promovem o desenvolvimento de soluções logísticas inovadoras que agregam valor aos clientes.

Por parte das empresas, a opção pelo outsourcing da logística tem múltiplas vantagens e favorece processos de distribuição e transporte mais rentáveis, eficientes e seguros. Ter um parceiro especializado, especialmente no contexto de incerteza como o que vivemos atualmente, ajuda as empresas a continuar a sua atividade e a obter cadeias de abastecimento eficientes, adaptadas às novas exigências do mercado.

“Qualquer situação de mudança é sempre uma oportunidade para nos adaptarmos e inovarmos com novas soluções”, explicou Raúl Tijero, referindo-se às medidas tomadas pela Luís Simões durante a COVID-19.

A Luís Simões implementou, desde a origem da pandemia, Planos de Contingência nas diferentes regiões em que atua, o que permitiu ajustar as operações às necessidades do momento e às características de cada cliente. Dessa forma, conseguiu manter a qualidade do serviço e o fornecimento de mercadorias, com a máxima garantia de segurança para colaboradores, fornecedores e clientes.

Durante os meses de março e abril, a Luís Simões fez a gestão do transporte e a distribuição de mais de 25.500 toneladas de produtos por dia, incluindo alimentos, bebidas e derivados de papel (como papel higiénico e embalagens de cartão). Além disso, registou um aumento significativo na atividade de E-commerce, gerindo uma média de 11.000 expedições diárias.

Sob o título “Redimensionar a cadeia de abastecimento e melhorar a produtividade nos armazéns”, o evento virtual tornou visível o impacto da pandemia no setor logístico e o horizonte que está definido para os próximos anos. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as soluções logísticas mais avançadas do mercado e as medidas que podem incorporar nas suas empresas para otimizar os seus processos e adaptá-los à “nova normalidade”.