Luís Simões reforça relação com fornecedores graças à inovação tecnológica
02 Jul, 2020

Na Luís Simões prezamos o compromisso com o desenvolvimento de relações mutuamente benéficas com cada um dos nossos fornecedores. Desde há vários anos que mantemos com eles um canal de comunicação direto, onde podem realizar todo o tipo de questões e pedidos.

O nosso serviço de Apoio a Fornecedores

Recentemente, atualizámos o serviço de Apoio a Fornecedores para o tornar mais funcional, eficiente e interativo, garantindo uma resposta em menos de dois dias úteis. Monitorizamos constantemente o número de pedidos recebidos e realizamos uma análise a cada um deles, oferecendo resposta direta ou direcionando-os para a área específica na qual se enquadram. Quando o volume de pedidos pendentes alcança um determinado intervalo, ativamos um reforço pontual da equipa de atendimento, por forma a garantir o cumprimento do tempo de resposta prometido.

Entre os meses de abril e junho, registámos um total de 8.539 pedidos, com um tempo de resposta médio de 1,26 dias. Mas a velocidade não é a nossa única prioridade no apoio aos fornecedores. Na verdade, grande parte dos nossos esforços é dedicada a melhorar, de forma contínua, a qualidade da resolução.

Os fornecedores com que trabalhamos são fundamentais para o desenvolvimento das nossas soluções logísticas – e a importância das relações mantidas com outras empresas ganha especial destaque nas épocas de incerteza, como a vivida nos últimos meses. Esta é uma componente central da nossa filosofia corporativa que, por esse motivo, nos esforçamos diariamente para melhorar nesse sentido.

Inquérito de satisfação

Com o objetivo de nos adaptarmos às novas necessidades dos fornecedores, realizamos um inquérito de satisfação ao finalizar cada pedido, para que os nossos parceiros possam partilhar como se sentem em relação ao apoio recebido. Entre os meses de abril e junho últimos, alcançámos uma satisfação média de 3,7 (escala de 1 a 5 em que 1 corresponde a muito insatisfeito e 5 a muito satisfeito). Apesar de existir espaço de melhoria, o nível de satisfação percepcionado pelos nossos fornecedores é manifestamente satisfatório.

Simplificação de processos com o SoftExpert

Entre as últimas novidades incorporadas para reforçar o serviço aos fornecedores encontra-se o reforço do canal com a ferramenta SoftExpert, que conseguiu simplificar o processo, melhorando a monitorização e recolhendo os comentários dos utilizadores. Esta atualização permitiu-nos ficar com um processo digital e com KPIs de seguimento. Para além disso, permite auditorias, trouxe um maior nível de produtividade, precisão e agilidade nas respostas, ao mesmo tempo que permite conhecer os aspetos em que é aconselhável realizar melhorias.

Por outro lado, a automatização reduz significativamente a necessidade de marcar reuniões presenciais com os fornecedores e favorece a rapidez da gestão que, para além do mais, agora fica também registada. É possível aceder a todo este processo através de um portal, onde os colaboradores que têm relação com fornecedores podem consultar os pedidos ativos e o seu estado de resolução em tempo real.

Compromisso de Pagamento Pontual

Em paralelo, durante a recente situação de crise provocada pela COVID-19, e sendo a nossa empresa signatária do Compromisso de Pagamento Pontual, cumprimos com rigorosas condições de pagamento acordadas com todas as entidades com as quais nos relacionamos, sejam fornecedores, organizações ou colaboradores. Mantemos, como um dos seus eixos estratégicos, uma política que advoga a inovação e melhoria contínuas dos processos e relações que mantemos com os diferentes stakeholders, tanto a nível interno como externo.