Luís Simões reforça a aposta na automatização com o seu novo COL
11 Fev, 2019

A Luís Simões continua a aposta em Guadalajara como centro nevrálgico das operações em Espanha, com a implementação de uma solução automatizada numa das naves do seu novo Centro de Operações Logísticas (COL) na Cidade do Transporte, em Guadalajara.

A Luís Simões mantém a aposta constante na inovação. Neste sentido, o novo complexo logístico em Guadalajara conta com a última inovação em tecnologia e o software mais moderno no que diz respeito ao automatismo de armazenamento. Esta solução terá um papel chave na otimização das operações do novo centro.

A Nave A, uma das três naves que fazem parte do novo complexo logístico, contará com uma capacidade total de armazenamento de 86.500 lugares de paletes (75.500 em temperatura ambiente e 11.000 para produtos refrigerados) e 1.800 de picking na área de automatismo. O sistema vai gerir de forma simultânea um fluxo, em hora de ponta, de 540 paletes de entrada e 440 paletes de saída.

O armazém de picking está equipado con 10 transelevadores, suspensos a 20 metros de altura por cima das estanterias. Este design inovador permite a utilização do solo para operações logísticas realizadas por operadores no nível mais baixo, circulação de empilhadores e RGVs de forma totalmente segura, combinando operações de armazenamento, picking e copacking. As características destas instalações vão permitir um processo de preparação de pedidos muito mais rápido e um armazenamento mais compacto e denso.

A Nave A liga-se aos outros dois armazéns que formam o nosso projeto logístico na Puerta Centro. O nosso futuro COL contará com a última inovação em tecnologia para a sua automatização e conta com uma superfície útil de armazenamento de 89.000m2.

Compromisso local

O projeto Puerta Centro – Cidade do Transporte vai acrescentar valor a toda a comunidade logística do Corredor de Henares, onde a Luís Simões terá uma presença relevante graças ao novo COL construído em conjunto com a Montepino. A Junta de Castilla la Mancha cooperou com a Luís Simões nos processos de seleção e formação de mais de 100 colaboradores que já foram contratadas para trabalhar nas instalações da Cidade do Transporte. Através do Centro Nacional de Referência de Energia, Água e Gás de Guadalajara, a Junta ministrou cursos de formação especializados, o que permitiu aumentar as competências técnicas da equipa com cursos de manipulação de alimentos, condução segura de empilhadores, radiofrequência, excel básico e avançado, e atendimento ao cliente.

“Este novo projeto em Puerta Centro vai permitir continuarmos a nossa evolução em Espanha”

“Contar com o apoio da Junta de Castilha La Mancha é um grande impulso para nós no trabalho que temos vindo a desenvolver na província de Guadalajara, um enclave estratégico para todas as operações da LS na Península Ibérica. Este novo projeto em Puerta Centro – Cidade do Transporte vai permitir continuarmos a nossa evolução em Espanha, com base na inovação, sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente local como motores fundamentais de crescimento “, afirma António Fernandes, responsável pelo projeto.

Imprensa:
Grande Consumo
Transportes em Revista