Luís Simões: fornecimento de bens essenciais em tempos de COVID-19
12 Mai, 2020

A Luís Simões implementou um completo plano de ação para dar continuidade à sua atividade de forma segura e eficaz durante a crise do Coronavírus.

Apesar da natural e relevante quebra na sua atividade, a LS desenvolveu uma estratégia coordenada entre Portugal e Espanha que lhe permitiu fazer frente às novas exigências da procura, distintas do habitual, e ao mesmo tempo assegurar a proteção dos seus colaboradores e a excelência do seu serviço ao cliente.

Gestão diária de mais de 25.500 toneladas de produtos


O setor logístico é um dos que estão a desempenhar um papel fundamental para garantir o bem-estar da sociedade durante a pandemia de COVID-19.

Nos meses de março e abril, a LS fez a gestão do transporte e distribuição de mais de 25.500 toneladas diárias de produtos de alimentação, bebidas e derivados de papel, como papel higiénico e embalagens de cartão, a que afetou diariamente mais de 2.250 veículos.

“Estamos a viver um momento crítico para o setor. Contudo, não podemos esquecer a nossa missão. Dedicamo-nos, principalmente, à logística de bens essenciais, que têm que continuar a chegar às famílias e às empresas. Os processos de produção de muitos dos nossos clientes foram afetados por esta situação e tivemos que ajustar as nossas operações para podermos continuar a prestar um serviço de qualidade, garantindo o fornecimento dos seus produtos. Ao mesmo tempo, tivemos que aplicar rigorosos protocolos para garantir a segurança dos nossos colaboradores em todos os momentos”, explicou Vítor Enes, Diretor Geral de Business Development.

A preocupação com as nossas pessoas!

Com o objetivo de assegurar a saúde de todos os colaboradores, no início deste período de pandemia a LS ativou um Plano de Contingência com diferentes medidas – entre elas o teletrabalho para todas as equipas administrativas; a obrigatoriedade de medição da temperatura corporal a todas as pessoas que acedam a qualquer dos seus Centros; a restrição do número de colaboradores nos armazéns; a suspensão das viagens em trabalho e a substituição de reuniões e visitas por chamadas e videoconferências.

Para além disto, foi administrada a todos os motoristas formação e informação sobre como atuar em ambientes e momentos adversos. Foram disponibilizados kit’s de segurança compostos por álcool-gel, máscaras e luvas, cuja entrega em Portugal e Espanha só foi possível graças ao trabalho conjunto dos Departamentos de Compras (que adquiriu os produtos), Copacking (que elaborou os kits), Recursos Humanos (que geriu a sua distribuição) e Transporte e Distribuição (que os fez chegar aos profissionais). Da mesma forma, a empresa assegurou, em todos os seus centros na Península Ibérica, materiais de proteção para a devida segurança de todos os que continuam a trabalhar no sentido de garantir o serviço e o abastecimento de produtos de primeira necessidade.

Responsabilidade Social

Simultaneamente, a LS uniu forças com outras entidades em diferentes iniciativas altruístas no sentido de contribuir para a luta contra a COVID-19, entre as quais se destacam a associação com a Beiersdorf, que comercializa marcas como a Nivea e a Eucerin, para o transporte e a distribuição de produtos para hospitais em Portugal, e o acordo com o SuperBockGroup para distribuir 14.000 litros de gel desinfetante em centros de saúde do país.