Reta doa semirreboque aos Bombeiros Voluntários de Arganil
03 Set, 2018

A Reta, empresa do grupo Luís Simões, ao abrigo da sua política de Responsabilidade Social, doou um semirreboque frigorífico aos Bombeiros Voluntários de Arganil, veículo que teve como principal função servir de Posto de Comando Operacional no apoio ao combate aos incêndios.

A entrega do veículo decorreu no Centro de Assistência Técnica do Carregado e contou com a presença de Paulo Caires, Diretor de Marketing e Vendas da Reta, e de Nuno Teixeira, 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arganil.

O pedido do semirreboque à Reta, pelos Bombeiros de Arganil, está relacionado com as necessidades logísticas inerentes à atividade da proteção civil.

Veículo com duas funções

De acordo com a corporação, o veículo será transformado em duas partes distintas: refrigeração para manter alimentos e bebidas frescos num compartimento mais pequeno, e a divisória maior será equipada com camas para o descanso dos operacionais envolvidos no teatro de operações.

Segundo Nuno Costa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Arganil, o sistema de refrigeração permite ter duas temperaturas diferentes e dois espaços distintos. A viatura possibilitará, ainda, que os operacionais permaneçam junto das ocorrências, garantindo uma resposta mais célere e eficaz e mais horas de descanso, uma vez que nos incêndios florestais os operacionais são sujeitos a temperaturas elevadas e a um elevado esforço físico. “Ao garantirmos bebidas frescas, contribuímos para uma maior motivação individual e de grupo”.

Para o responsável “a empresa Luís Simões e os Bombeiros de Arganil estão juntos na prossecução do interesse público. A utilização do equipamento irá depender sempre da natureza da ocorrência. Assim, prevemos que seja utilizado mais de 20 vezes durante o ano e, se considerarmos que as operações de rescaldo e vigilância são por norma demoradas, pode chegar a mais de 60 horas de empenhamento dos operacionais.”

Dimensão do grupo Luís Simões torna prioritária a responsabilidade social

Para Paulo Caires, Diretor de Marketing e Vendas da Reta, “pela dimensão da empresa e grupo que representamos, a Responsabilidade Social tem obrigatoriamente de estar presente no nosso dia a dia. Esta ação é apenas uma parte visível do nosso trabalho diário e, neste caso, uma forma de retribuir o esforço e dedicação que esta corporação de bombeiros dedica à sociedade”.

Em 2017, Portugal enfrentou grandes incêndios, que custaram vidas e destruíram casas de habitação e complexos industriais. Perante estas tragédias, e ciente do dever da sociedade em prestar todo o apoio possível junto daqueles que combateram e continuam a combater tais calamidades, esta é uma das formas do grupo Luís Simões levar a cabo a sua política de Responsabilidade Social.

Imprensa:
Revista Cargo
Bombeiros de Portugal