Luís Simões inaugura novo Centro de Operações Logísticas em Guadalajara
20 Fev, 2019

A Luís Simões e a Montepino Logística juntaram-se uma vez mais para construir um Centro de Operações Logísticas de última geração, que representa um passo em frente nos processos logísticos.

A plataforma, inaugurada, dia 20 de fevereiro, tem uma área total de 89.000m² e está localizada no polígono de Puerta Centro, Guadalajara, uma localização chave e estratégica para o setor de logística e industrial em Espanha.

Este projeto ‘chave na mão’ da Montepino, construído para a Luís Simões, envolveu um investimento conjunto de 85 milhões de euros e empregará mais de 450 pessoas, entre colaboradores diretos e indiretos. As obras deste avançado complexo logístico foram entregues à INBISA Construcción e prevê-se que todas as naves estejam totalmente operacionais em maio de 2020.

Cerimónia de inauguração

A cerimónia de inauguração, foi presidida pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente da Comunidade Autónoma de Castilla-La-Mancha, Emiliano García-Page e pelo Alcalde de Guadalajara, Antonio Román Jasanada, e contou com a presença de inúmeros representantes institucionais e empresariais, que fazem questão de acompanhar-nos neste dia tão importante.

Durante o evento visitou-se as instalações e foi conhecido os serviços que serão prestados no complexo. Neste novo centro de operações serão prestados serviços adaptados às exigências da logística de grande consumo, bem como 5.350m2 para serviços de Copacking/e-Commerce e câmaras de temperatura controlada, que permitirão dar suporte a diferentes perfis de produtos e clientes.

“sem dúvida o futuro núcleo logístico de referência na Península Ibérica e Sul da Europa”

Para José Luís Simões, Presidente de Luís Simões, “este novo Centro de Operações Logísticas revela o nosso compromisso e a nossa aposta em Guadalajara, sem dúvida o futuro núcleo logístico de referência na Península Ibérica e Sul da Europa. Este centro representa mais um passo na estratégia da empresa e responde à ambição da Luís Simões de continuar a expandir as suas operações no mercado espanhol, oferecendo sempre um serviço abrangente e de qualidade a todos e a cada um dos nossos clientes, implementando as últimas tecnologias e inovações do setor”.

Continuamos a expandir os negócios de transporte e logística em Espanha. Este novo Centro de Operações Logísticas receberá clientes relevantes, entre os quais grandes marcas de consumo, como a Nestlé.

Jordi Aycart, Diretor de Supply Chain da Nestlé em Espanha explica que “neste centro logístico, ampliaremos a colaboração que temos com a Luís Simões com o objetivo de continuar a produzir soluções para as novas tendências de mercado, que maximizam o nível de satisfação que oferecemos aos nossos clientes e consumidores, com operações cada dia mais flexíveis e confiáveis com o nosso ambiente”.

Máxima capacidade de armazenagem, sustentabilidade e tecnologia de alto nível

Este avançado centro logístico está integrado por três naves, de 31.158m², 29.083m² e 28.650m², com os respetivos escritórios. O complexo foi projetado para ter capacidade para 178.000 paletes e permitir, diariamente, a entrada de 112 viaturas e a saída de 174. Tais infraestruturas estão dotadas das mais recentes ferramentas tecnológicas, que permitem a automatização na expedição de paletes e uma solução especialmente adaptada às exigências da logística de e-Commerce. Destacam-se ainda as áreas verdes e 800 lugares de estacionamento para veículos ligeiros.

O complexo, construído no Polígono Puerta Centro de Guadalajara, um dos principais núcleos logísticos da Península Ibérica, está inserido numa das áreas estratégicas mais importantes do território espanhol para grandes operadores nacionais e internacionais, devido à ligação direta à auto-estrada A-2, ao Corredor de Henares e Madrid.

O projeto foi concebido com os melhores padrões de qualidade e sustentabilidade energética, o que permitirá obter o certificado LEED Gold, concedido pelo Conselho de Construção Ecológica dos Estados Unidos (US Green Building Council). Reforçamos também deste modo o nosso compromisso com o meio ambiente, por via de serviços que reduzam o impacte ambiental.

Imprensa:
Grande Consumo
Transportes em Revista