Luís Simões investe em centro logístico inovador em Cabanillas del Campo
18 Jun, 2018

A Luís Simões, aposta num novo e inovador modelo de Centro de Operações Logísticas (COL), em Cabanillas del Campo (Guadalajara), com foco na implementação de processos automatizados. A Luís Simões investiu 17 milhões de euros no lançamento deste inovador e automatizado COL, composto por duas naves, com os respetivos escritórios, que agregam mais de 66.000m2 de área de armazenagem.

Neste COL está a ser concluída a construção de uma mezzanine com 3.000m2 destinado a operações de logística promocional, a 6m de altura, sobre a área de cais, que conta com duas zonas de copacking em depósito fiscal e uma zona de copacking nacional. A partir desta zona de copacking são produzidos, em campanha, uma média de 50.000 packs diários.

Grandes marcas e empresas confiam na Luís Simões

Este centro iniciou a sua atividade em 2017 e está operacional a 100%. Grandes marcas e empresas internacionais, como Bacardi, Diageo, Delonghi, Procter&Gamble ou Nestlé, confiam na Luís Simões para a gestão das suas operações em Espanha a partir do centro de Cabanillas del Campo, com operações de e-commerce, serviços de copacking, armazenamento ou preparação de pedidos por unidade, entre outros.

Neste centro, com capacidade para 95.000 paletes e onde se produzem 100.000 unidades diárias de picking, entram 60 camiões de descarga e saem 150 camiões de carga por dia.

Uma das mais recentes ferramentas tecnológicas

O COL da Luís Simões em Cabanillas destaca-se por apresentar uma das mais recentes ferramentas tecnológicas que permitem automatizar a expedição de paletes. Em termos gerais, e graças a tal inovação, este centro tem uma capacidade de saída de 200 paletes por hora.

Conta ainda com uma solução especialmente adaptada à logística para o e-commerce. Trata-se de um modelo de gestão automatizado aliado a soluções como o pick&put-to-light, que melhora o rácio de produtividade em operações de alta rotação, incrementando a eficiência no trabalho de picking e reduzindo ao mínimo a percentagem de erro.

Neste centro, criámos 256 empregos diretos e mais de 300 postos de trabalho indiretos, o que reafirma o compromisso da Luís Simões com a região de Guadalajara, onde operamos há quase duas décadas em diversas localizações, e cuja atividade centralizamos agora nesta unidade.

O centro foi construído tendo em conta os melhores padrões de qualidade, o que lhe permitiu obter o certificado LEED Gold em 2017, concedido pelo Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos (US Green Building Council). A equipa Luís Simões contribuiu proativamente para a obtenção da certificação Gold, apoiando como usuários do edifício e comprometendo-se a utilizar produtos sustentáveis, para além de promover e difundir as boas práticas de uso das instalações, como energia solar ou o uso eficiente de eletricidade e água, entre outros.

Desta forma reforçamos o nosso compromisso para com o meio ambiente, procurando sempre fornecer os nossos serviços tendo em consideração o impacte ambiental consequente.

Imprensa:
O Jornal Económico